sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pessoa e cultura

Pessoa e cultura - O que é ser pessoa: complexidade do conceito pessoa. Pessoa é todo o ser que goza das seguintes propriedades: racionalidade, domínio de linguagem relativamente complexa, consciência de si, controlo e capacidade ou direito de ser respeitado.

Inteligência – é a capacidade de resolução de problemas.Que se saiba há pelo menos 3 grandes tipos de inteligência

Inteligência artificial - ( I.A )A inteligência dos animais não humanos. A inteligência dos animais humanos.O que é que distingue a inteligência dos animais não humanos e a inteligência dos animais humanos. Há pelo menos 4 grandes níveis de linguagem, que são os seguintes:

Os dois 1º níveis só são claramente dominados pelos seres humanos nas suas formas mais sofisticadas. Porem alguns animais superiores como macacos conceguem dominar pelo menos o nível 3 da linguagemA nível dos 3 e 4 níveis de linguagem só claramente os seres humanos são capazes de os utilizar de uma forma tão complexa que os leva a produzir obras como romances, teses de doutoramento com mais de 1000 paginas, produzir obras musicais muito complexas realizar demonstrações matemáticas e geométricas, tal como produzir séries infindáveis de fotografias que são, muitas delas, meticulosamente pensadas nomeadamente, a nível dos chamados enquadramentos fotográficos. Logo o domínio de linguagem muito complexa e só observável nos seres humanos e especialmente e dentro destes apenas aqueles que são ou se vão tornando pessoas

Dada a definição de pessoa entendemos facilmente que:

1) Ser membro da espécie homo sapiens é uma condição necessária mas não a suficiente para ser pessoa.
2) Ser pessoa implica um projecto continuado de exercício das capacidades mais sofisticadas dos seres humanos, quer a nível do raciocínio quer a nível da afectividade. Este é um desafio (tornar-se pessoa) a que todos os seres humanos que não tenham incapacidades fundamentais são chamados a responder. Também há filósofos que defendem outras perspectivas acerca do que é ser pessoa. Por exemplo:
Peter Singer defende que alguns animais superiores também são pessoas. Porém não vai ser essa a abordagem que vai ser efectuada aqui. Há ainda um problema que pode surgir:
SE ser pessoa implica todas aquelas propriedades que enunciamos na definição, então como podemos tratar seres humanos que, por diversas razoes não gozam com essas propriedades.

Que seres humanos são esses? deficientes mentais profundos; bebés; seres humanos pelo menos temporariamente em coma.O facto de haver seres humanos que não gozam daquelas propriedades e que provavelmente pode levantar problemas de caracteres ético muito sério e pode levar-nos a optar por a seguinte tese:

Nem só as pessoas humanas que gozam das propriedades que enunciamos são portadoras de direitos morais. Porém isso não significa que os seres humanos possam ter possibilidade de desenvolver as suas capacidades até ao máximo.
Humanização e Socialização
Pode o ser humano viver só?
O que significa pertencer a um grupo?
Nascemos pessoas ou tornamo-nos pessoas.

Nenhum comentário: