sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Argumentos Válidos, Sólidos e Cogentes



Um argumento válido é aquele em que é impossível, ou improvável haver premissas verdadeiras e conclusão falsa.

Exemplos de argumentos válidos:

1ª Premissa – Se é arte, então tem valor.
2ª Premissa – É arte
3ª Premissa – Logo, tem valor.

1ª Premissa - Nem tudo o que os artistas fazem é belo.
2ª Premissa - Tudo o que os artistas fazem é arte.
Conclusão – Logo, nem toda a arte é bela. Se é boa fotografia, então é arte.

1ª Premissa) Se é arte então tem valor.
2ª Premissa) Nem toda a boa fotografia é arte.
Conclusão) Logo, se é boa fotografia tem valor.


Critica ao argumento apresentado

A primeira premissa é falsa pois nem toda a boa fotografia é arte. Há boas fotografias, por exemplo fotografias de fotojornalismo que não são arte pois desempenham um outro papel que não o de serem objectos de arte, logo o argumento, apesar de ser válido não é sólido, pois um argumento sólido para além de ser válido tem de ter premissas verdadeiras, que não é o caso.

Ora, se o argumento não é sólido nunca pode ser cogente ou bom pois um argumento para ser cogente ou bom tem de obedecer as seguintes condições:1) ser válido; 2) ser sólido3) ter as premissas mais plausíveis ou evidentes que a conclusão. O seguinte argumento é simultaneamente válido e sólido mas não é cogente ou bom: Todos os homens são mortais.

1ªpremissa) Man Ray é homem.
2ªpremissa) Logo, Man Ray é mortal (conclusão)


Análise ao Argumento:

O argumento é válido porque é impossível, dada á sua estrutura lógica as premissas serem verdadeiras e a sua conclusão ser falsa. É também claramente um argumento sólido porque as premissas são verdadeiras. Porém não é um bom argumento ou argumento cogente porque a 1ª premissa não é mais plausível ou evidente que a conclusão. Com efeito, é mais evidente, que Man Ray tenha realmente morrido do que constatar isso em relação a todos os membros da espécie humana que existiram, que existem e existirão. Logo, este argumento apesar de parecer convincente não é para um auditório especializado, ou seja para alguém que domine razoavelmente bem as regras da boa argumentação, o argumento apresentado não é cogente ou bom. Há argumentos que parecem que parecem bons e no entanto são falaciosos, isto é enganador. Uma falácia é um argumento que parece cogente mas não o é, se é arte genial então tem valor.

Ora, tem muito valor. Logo, é uma fotografia genial

(conclusão) Se João sair de casa então vai ao cinema.

Nenhum comentário: